Termos do Serviço/Regras

Estes são as nossos Termos de Serviço/Regras que criamos para organizar e regular o funcionamento do nosso fórum.

O abuso destas regras poderá levar à suspensão ou bloqueio da conta de utilizador dos prevaricadores e a reincidência terá como consequência a expulsão do fórum.

Atenção:

A instalação de alguns equipamentos de IoT (Sonoff Basic, Dual, Shelly, etc.) envolvem mexer na instalação eléctrica. Quando mexerem em electricidade, certifiquem-se que desligam o disjuntor do circuito em que estão a mexer ou mesmo o disjuntor geral do quadro eléctrico.

Se não sabes instalar o equipamento ou tens duvidas, o melhor será pedires a alguém que saiba ou a um profissional devidamente certificado para o fazer. A segurança deve vir sempre em primeiro lugar!

 

  1. Idioma, Gramática & Linguagem
    1. Neste fórum a única língua permitida é o Português! Contudo, tendo em conta que o tema principal deste fórum é bastante técnico, são permitidos os estrangeirismos mas não publicações inteiras em língua estrangeira
    2. Tem cuidado com a gramática e a ortografia. Verifica, antes de enviar a mensagem, se o texto está correcto e faz sentido pois poderá ser mal interpretado.

  2. Tópicos e Publicações
    1. Cria os tópicos na Categoria certa. Evita criar tópicos repetidos ou para assuntos já existentes. Utiliza as ferramentas que o fórum coloca ao teu dispor, seja a pesquisa do fórum ou a consulta de tópicos fixos. Se estão fixos é porque a informação contida neles é bastante útil!
    2. O uso de smilies, imagens, e caps lock deve ser cuidadoso, por forma a não tornar os tópicos/mensagens ilegíveis ou confusos.
    3. Utiliza títulos com significado e descritivos e também etiquetas (tags) ao criar um tópico. Quando ao criar um tópico escreves um nome e escolhes uma categoria, podes (e deves) adicionar também uma etiqueta (tag). Não é obrigatório mas ajuda muito quando se fazem pesquisas. Se fores noob podes sempre colocar a respectiva etiqueta laughing
    4. Não devem ser utilizadas imagens (fotos de telemóvel por exemplo) para colocar código numa publicação. Existe um botão no editor próprio para publicar código e deve ser utilizado. Em caso de incumprimento, será pedido ao utilizador para retirar a imagem e, caso este não o faça em tempo útil, a imagem será retirada por um Administrador ou Moderador. A reincidência poderá levar à suspensão da conta.
    5. Quando publicares imagens, coloca-as directamente na publicação utilizando as ferramentas próprias para o efeito. Se tiveres dúvidas sobre como o fazer consulta a nossa FAQ. Embora inicialmente tivessemos dado a indicação de dar preferência a imagens alojadas online, este procedimento começou a criar alguns problemas com serviços de partilha online a bloquear utilizadores por excesso de cliques e a imagens desaparecerem devido ao original já não existir.
    6. De forma a poder facilitar a resposta às tuas questões, os títulos devem ser o mais descritivos possíveis. Não é por colocares “AJUDAAAAAAA” ou “URGENTE!” que vais ter uma resposta mais rápida.
    7. Não devem ser publicadas imagens sem qualquer texto a acompanhar a publicação. Certifica-te que todos sabem o que é que consta da imagem.
    8. Os membros da  Equipa de Gestão poderão apagar ou alterar qualquer publicação ou tópico que prejudique a estabilidade do fórum e/ou que vá contra as regras. Não será, por norma, enviada mensagem ao Membro com a justificação.
    9. A Categoria "Compras, Vendas e Trocas" tem um conjunto especifico de regras que podem ser consultadas em Regras da categoria de Compras, Vendas e Trocas.
       
  3. Interacção entre Utilizadores
    1. Os membros podem e devem expressar-se livremente, desde que respeitem os outros utilizadores e estes Termos de Serviço/Regras.
    2. O cumprimento destas regras é obrigatório. Acima de tudo aconselha-se o bom senso a todos os utilizadores para garantir um bom funcionamento, sem atritos pessoais.
    3. Todos os membros deste fórum tem os mesmos direitos e deveres, independentemente do Nível de Confiança atribuído pelo Sistema em função do tempo de utilização e actividade no fórum, devendo cumprir todas estas regras.
    4. Caso não concordem estas regras, os utilizadores são livres de não participar e/ou escolher outro fórum.
    5. Não são toleráveis as faltas de respeito por outro(s) utilizador(es). Qualquer membro da Equipa de Gestão poderá suspender-te.
    6. Respeita a privacidade dos outros. Se receberes alguma mensagem privada ou outra que contenha informação pessoal de outro utilizador, o nome original, e-mail, morada, telefone, entre outros, esses dados nunca deverão ser colocado no fórum sem conhecimento e/ou consentimento do utilizador.
    7. Caso detectes que um utilizador fez uma publicação no fórum com informação pessoal (por exemplo, ao colocar código que inclua passwords) informa de imediato o utilizador e um membro da Equipa de Gestão.

  4. Proibições
    1. No fórum não são permitidas publicações de carácter pornográfico, xenófobo, racista, esquemas em pirâmide para obtenção de regalias, pirataria/warez, e tudo o que esteja contra a Lei, independentemente do País de onde acedem.
    2. Não é permitida a publicidade a bens ou serviços, excepto em Categorias próprias para o esse efeito e devidamente autorizadas para tal.
    3. Podes falar de qualquer produto ou serviço, no entanto o fórum não pode ser utilizado para obter publicidade ou auto-promoção gratuitas. Neste ponto inclui-se também a publicação sistemática de videos próprios, pedidos de subscrição e de likes sem o consentimento de um dos Administradores.
    4. Apenas são permitidas menções a lojas onde poderão ser comprados quaisquer produtos que sejam relacionados com o Home Assistant.

  5. Alterações das Regras
    1. Os Administradores reservam-se ao direito de alterar os Termos de Serviço/Regras sem consultar os utilizadores, comunicando posteriormente a estes quais as alterações após publicação das mesmas nesta página.
    2. Os Administradores poderão criar regras especificas para uma determinada categoria, devendo essas regras ser anunciadas a todos os utilizadores através de um tópico, sendo posteriormente registadas nestes Termos de Serviço/Regras.

  6. Aplicação de Sanções
    1. Os membros da Equipa de Gestão poderão adverter, bloquear, suspender ou banir qualquer utilizador que não cumpra estes Termos de Serviço/Regras. Não será, por norma, enviada mensagem ao Membro com a justificação.

  7. Equipa de Gestão
    1. A selecção dos membros da Equipa de Gestão é da inteira responsabilidade dos Administradores. Esta equipa tem como função implementar os termos de Serviço/Regras, apoiar os outros utilizadores e tudo o resto necessário para o bom funcionamento geral do fórum.

  8. Limitação de Responsabilidade
    1. Comunidade Portuguesa de Home Assistant não será responsável se alguma configuração publicada no forum e que não funcione ou danifique equipamentos e/ou pessoas.


Última actualização desta página: 18 janeiro 2021
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